
Fases de projeto
O objetivo do projeto é atender as exigências ambientais, técnicas e estéticas e ser viável técnica e financeiramente. O processo do seu desenvolvimento é formado por fases que se complementam, iniciado por um minucioso levantamento das necessidades e condicionantes, seguido pela apresentação da idéia e finalizado pela documentação de obra.
O projeto interfacia com uma série de profissionais fornecendo informações para a execução dos projetos de infra-estrutura e da obra.
A eficiência desta comunicação e de todo o processo se faz pelo uso intensivo de ferramentas digitais e de comunicação através da Internet.
Veja quais e como estas etapas se desenvolvem.


Anteprojeto
O anteprojeto é a primeira etapa efetiva da criação do projeto. Nela é apresentada ao cliente a idéia geral da proposta arquitetônica.
Utiliza-se de recursos gráficos que possibilitem a melhor elucidação e geralmente é composta por um conjunto de desenhos tais como: plantas dos pavimentos com lay-out, elevações, cortes esquemáticos, estudos de volumetria e maquetes eletrônicas.
O cliente e eventualmente outros profissionais envolvidos no processo são estimulados a compreender e analisar o anteprojeto. Esta fase finaliza-se com a sua aprovação, permitindo evoluir para as demais etapas de desenvolvimento do projeto.
Projeto Legal
Após a aprovação do anteprojeto é gerado o projeto legal para aprovação nos órgãos oficiais. Ele deve atender as normas de órgãos de fiscalização tais como: prefeituras municipais, vigilância sanitária nos níveis municipal, estadual e federal e todos que se fizerem necessários. As exigências das normas são levantadas junto ao levantamento de dados para adequação do projeto a elas desde seu início.
Projeto Executivo
Esta é a fase final de projeto. Ela pode ser subdividida em projeto pré-executivo, projeto executivo básico e detalhamento. Cada uma delas tem uma função:
- Proj. pré-executivo : fornecer aos profissionais responsáveis pelos projetos complementares dados para execução dos seus anteprojetos.
- Proj. executivo básico : é o projeto com as correções que forem necessárias após a compatibilização com os projetos complementares.
- Detalhamento : São todos os detalhes construtivos necessários a plena execução da obra.
A documentação para a de obra é composta pelo projeto executivo básico, detalhamento de Arquitetura e o conjunto dos projetos complementares. Todos os projetos devem estar compatibilizados entre si e com todos os dados necessários a execução da obra.
Levantamentos de dados
Neste primeiro momento são levantados todas as condicionantes de projeto tanto as de ordem técnica quanto as conceituais.
Estas necessidades são divididas em:
- Físicas : topografia, clima, insolação, regime de ventos, solo, edificações existentes, entorno edificado, dimensionamentos.
- Equipamentos e infra-estrutura necessários ao pleno funcionamento das atividades a serem previstas no projeto.
- Técnicos : sistema construtivo mais adequado a ser adotado de acordo com as limitações financeiras e locais.
- Estético/conceituais : referências a serem consideradas e os conceitos que serão adotados no desenvolvimento do projeto.
Este levantamento gera as informações e conceitos necessários a criação do projeto, juntamente com o programa de necessidades e o pré-dimensionamento dos espaços.

